Ataques

Constantemente sofremos ataques, a maioria deles são contidos rapidamente e sequer afetam o funcionamento dos nossos serviços ou são percebidos pelos nossos clientes.

Os possíveis motivos para a realização de um ataque podem estar relacionados ao interesse de alguém em retirar determinado conteúdo do ar, onde ocorre uma investida contra o servidor onde tais informações estão alocadas ou um interesse maior em prejudicar empresas e usuários, fazendo com que o serviço fique indisponível.

O segundo tipo é conhecido como Ataque de Negação de Serviço Distribuído, DDoS, e tem como objetivo causar a lentidão ou a indisponibilidade de um serviço na Internet. Utilizando-se de um conjunto de computadores para gerar um alto número de acessos simultâneos a determinada rede ou serviço, o ataque causa uma sobrecarga por consumir excessivos recursos como memória, processamento de um servidor e capacidade de tráfego da rede. Ressaltamos que este tipo de ação não se trata de uma invasão e, sim, da invalidação de um serviço por sobrecarga.

Este artigo foi útil?