Como configurar minha conta de e-mail no Outlook, Thunderbird ou programas similares?

Agora que você já tem seu e-mail criado e pronto para utilizar, pode surgir a dúvida de como configurar ele em seu gerenciador preferido.

Sempre que utilizarmos “seudominio” neste texto, ele deverá ser substituído pelo domínio contratado, por exemplo: joinvix.com.br

Aqui na Joinvix, temos um gerenciador online que chamamos de Webmail, que pode ser acessado de qualquer navegador no link https://webmail.seudominio/, mas muitos preferem configurar ele em suas máquinas, e é isso que vamos ver como fazer!

O que preciso saber antes de configurar?

O primeiro passo é saber tudo que será necessário na hora da configuração, segue aqui um exemplo de como as informações são aqui:

Conta de email/usuário: seuemail@seudominio

A senha do email: uma senha aleatória é gerada na criação do seu email, você pode alterá-la pelo Webmail

O servidor/host de entrada e saída: por padrão, todos os emails da Joinvix utilizam mail.seudominio

O protocolo a ser utilizado: IMAP ou POP, veja abaixo um pouco mais sobre os protocolos

Qual a diferença entre IMAP e POP?

Os protocolos que definimos na hora de configurar o gerenciador apresentam algumas diferenças na forma de armazenamento dos emails.

IMAP: os e-mails configurados neste protocolo, serão um espelho do servidor, sendo assim, os emails não serão baixados de forma local em sua máquina.

POP: já os e-mails configurados como POP, vão realizar o download das mensagens e salvá-las localmente em sua máquina, e dependendo da configuração estabelecida, vão excluir as mensagens do servidor de acordo com o período estipulado.

Agora cabe a você analisar qual se encaixa melhor à sua necessidade!

Já tenho tudo para configurar, e agora?

Neste passo a passo vamos utilizar o Outlook 2016 como exemplo

Ao iniciar o gerenciador pela primeira vez, ele deve lhe solicitar a fazer a configuração da conta de email, neste caso, vamos realizar os passos de um gerenciador que já tinha uma conta configurada.

1º Passo

Abrir as configurações para adicionar uma nova conta, no caso do Outlook 2016 você pode ir em Arquivo > Adicionar Conta

 

2º Passo

Inserir o e-mail que deseja cadastrar

 

3º Passo

Selecionar o protocolo de preferência

 

4º Passo

Inserir as configurações do servidor/host de entrada e saída. Em “Método de Criptografia” selecionar “Nenhum”.

  • Porta de entrada:
    • IMAP : 143
    • POP : 110
  • Porta de saída: 587

 

5º Passo

Inserir sua senha

 

Agora seu e-mail já está configurado e pronto para uso!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

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