Nossa História de Sucesso – JoinVix® Hospedagem de Sites em Joinville

NOSSA HISTÓRIA DE SUCESSO

Um livro emprestado e um jogo de sinuca foram as bases para Adriano Reinert e Estevão Goularte criarem a JoinVix®

História na Íntegra

"Sucesso... parece estar conectado com ação. As pessoas de sucesso estão sempre em movimento. Elas cometem erros, mas elas não desistem. " - Conrad Hilton

A amizade de mais de 20 anos entre Adriano Reinert e Estevão Goularte se reflete na JoinVix®. O primeiro se dedica ao gerenciamento dos servidores, segurança da informação e aprimoramento de produtos e serviços; o segundo, à administração.

O negócio nasceu em 2008, mas a amizade entre os dois começou em 1991 em Joinville/SC. Vizinhos do mesmo bairro, o Fátima, estudaram na mesma escola pública, disputavam partidas de futebol, jogavam games no computador – o favorito da dupla era o lendário Age of Empires , da Microsoft.

A tecnologia sempre foi uma paixão para eles, mesmo quando a internet ainda engatinhava, no final dos anos 90. Este forte relacionamento ganhou força quando Estevão foi trabalhar como menor aprendiz em uma agência da Caixa Econômica.

A curiosidade de Goularte por códigos e linhas de programação era tão grande que chamou a atenção do bancário, que lhe emprestou, por alguns dias, um livro de linguagem HTML. Em visita ao amigo, Adriano Reinert pediu o livro emprestado. Não conseguiu. Mas mesmo assim, fotocopiou a publicação. Nasciam as bases da JoinVix®.

O tempo passou e cada um foi cuidar de sua vida. Obviamente, ligada às novas tecnologias, se aventuraram em negócios próprios. Tiveram seus tropeços, quebraram a cabeça. Uma realidade comum a muito empreendedor. Mas, o destino voltou a uni-los. O cenário foi uma mesa de sinuca. Dali, saiu o convite de Reinert para Goularte.

A ideia era a de criar uma empresa de hosting , para profissionalizar o atendimento a cerca de 80 clientes que Adriano Reinert tinha em sua empresa de criação de sites. “Uma coisa sabíamos: não podíamos errar. Não havia dinheiro para esbanjar”, afirma Reinert. A possibilidade de um fracasso sequer foi levada em consideração.

A decisão, tomada no final de 2007, vislumbrava uma grande oportunidade na internet: oferecer serviços de uma forma ágil e extremamente simples, aproveitando um vácuo deixado pelas empresas de grande porte, que não conseguiam dar um atendimento mais dedicado às necessidades locais, principalmente entre as empresas de pequeno e médio portes. Outro fator que facilitou a sociedade foi a complementaridade entre os dois empreendedores.

A experiência de Estevão Goularte como técnico bancário o credenciou para cuidar da administração da empresa. Adriano Reinert se dedica ao gerenciamento dos servidores, segurança da informação e aprimoramento de produtos e serviços.

O grande sonho, no começo, era de conquistar pelo menos um cliente ao dia. A meta foi alcançada há tempo. São obtidos, em média, 40 clientes por mês (Média em 2012). Atualmente, são mais de 2000, formados principalmente por pequenas e médias empresas. Outro objetivo realizado foi o de chegar ao faturamento de R$ 1 milhão. Ele foi alcançado em 2012.

A equipe que chegou a essas metas é pequena. Foram só dez pessoas. O segredo, segundo Reinert e Goularte, é não deixar as coisas que podem ser feitas hoje para amanhã e investir na gestão de processos e automatização de tarefas. A JoinVix® tem uma obsessão com o tempo. Só assim, segundo os empreendedores, é possível pensar estrategicamente a empresa.

“Temos de trabalhar para não termos o que fazer”, afirma Reinert. Outro importante cuidado com a empresa está nas mãos de Goularte: a gestão financeira. Os preceitos a serem seguidos são sempre ser lucrativa e não pedir emprestado dinheiro das instituições financeiras. “É preciso dar passos pequenos para construir uma empresa sólida.”

É a partir de uma gestão financeira cuidadosa e da obsessão com o tempo que a JoinVix® pretende expandir sua abrangência. Uma das medidas tomadas para se aproximar de potenciais clientes foi ter telefones locais em algumas das principais capitais e regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande e Salvador. Uma linha 0800 atende às demais localidades.

O grande desafio é, com o crescimento contínuo, não se tornar uma empresa zumbi, ou seja, distanciar-se do cliente. “É ele o nosso principal parceiro e quem vai acabar vendendo a marca JoinVix®”, dizem Adriano Reinert e Estevão Goularte.

Fonte:
Jornal Notícias do Dia – Outubro/2013
Revista Nossas Empresas, Grandes Histórias – Jornal Notícias do Dia – Novembro/2013

Por:
Vandré Kramer

Linha do Tempo

  • 1991INÍCIO DA AMIZADE

    Adriano Reinert e Estevão Goularte se conhecem no colégio, Edgar Monteiro Castanheira em Joinville/SC. Vizinhos do mesmo bairro, o Fátima, estudaram na mesma escola pública, disputavam partidas de futebol, jogavam games no computador – o favorito da dupla era o lendário Age of Empires , da Microsoft®.
  • 1998O LIVRO DE HTML

    Estevão Goularte pega emprestado um livro sobre HTML (HyperText Markup Language) e começa a estudar a linguagem. Adriano faz cópia da publicação e inicia o estudo de forma paralela com Estevão.
  • 1999A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

    Primeiro emprego de Goularte e Reinert na área de tecnologia da informação: trabalharam em um dos sites mais acessados da região na época, a Look Here – Revista Virtual, na oportunidade, eles atualizavam a capa do Portal ZAZ, atualmente TERRA Networks.
  • 2001NEGÓCIOS PRÓPRIOS

    Estevão e Adriano fundam a primeira empresa juntos. Estevão sai para ser sócio em uma empresa de Informática e Adriano mais tarde viria a sair também e fundar a InterMaker Agência de Internet.
  • 2007JOGOS DE SINUCA

    Um livro emprestado e um jogo de sinuca foram as bases para Adriano Reinert e Estevão Goularte criarem a JoinVix®. Durante uma partida de sinuca, conversando e analisando oportunidades do mercado, decidem se reunir para fundar a JoinVix®.
  • 2008NASCIMENTO DA JOINVIX®

    A decisão, tomada no final de 2007, vislumbrava uma grande oportunidade na internet: oferecer serviços de uma forma ágil e extremamente simples, aproveitando um vácuo deixado pelas empresas de grande porte, que não conseguiam dar um atendimento mais dedicado às necessidades locais.
  • 2012O PRIMEIRO MILHÃO

    O grande desafio é, com o crescimento contínuo, não se tornar uma empresa zumbi, ou seja, distanciar-se do cliente. Em 2012 a empresa alcança o primeiro milhão de faturamento comprovando o sucesso em sua estratégia de expansão empresarial.
  • 2014CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO

    O cliente é o principal parceiro, é ele que vende a marca JoinVix®. Em 2014, a empresa alcançou a marca de 2000 clientes ativos e satisfeitos com o atendimento ágil e de excelência.