HTML (Hyper Text Markup Language) – JoinVix® Hospedagem de Sites em Joinville

HTML (Hyper Text Markup Language)

Taxa de transferência
25 de agosto de 2015
Banco de Dados
25 de agosto de 2015

HTML é a linguagem de marcação de textos, fotos e outros tipos de dados nas páginas da internet, que acessamos utilizando um navegador.

Para entendermos direito, vamos voltar um pouquinho no tempo. Tudo começou quando Ted Nelson em 1965 criou o hipertexto. Basicamente, é um texto que pode ser lido de forma não linear, em qualquer direção e ordem. É um texto que possui links (partes do texto previamente marcados, que nos levam a outros textos). Daí também se originou o termo de “navegar” no texto, que posteriormente utilizamos para navegar na internet. Quatro anos depois, com o projeto ARPANET (inicialmente 4 computadores militares ligados em rede), surgiu a necessidade de disponibilizar, de forma controlada, dados (textos), e a idéia de Ted Nelson serviu como uma luva.

Essa incrível e simples ideia (hipertexto) é utilizada na internet até hoje. Claro que, com o passar dos anos, a linguagem de formatação, que nos permite criar hipertexto, passou por muitas evoluções e melhoramentos, mas sem perder sua simplicidade. O HTML (Hyper Text Markup Language) foi criado por Tim Berners-Lee, físico e matemático, em homenagem a Ted Nelson, com a sugestão de que o texto fosse todo interconectado assim como os neurônios do cérebro. Seu projeto foi batizado com o hoje famoso nome world wide web. Tim Berners-Lee é considerado o pai da internet.